Como escolher a melhor opção de aparelho ortodôntico

Como escolher a melhor opção de aparelho ortodôntico

Conheça todas as opções de aparelhos ortodônticos e escolha sem dificuldades qual a melhor opção para iniciar o seu tratamento em uma clínica Dentz.

Aproximadamente 35% dos brasileiros precisam de algum tipo de tratamento ortodôntico, seja com finalidade de correção ou apenas por estética.

E se você chegou até esse post, é porque acredita que um sorriso bonito, bem alinhado e saudável é essencial para a saúde e para a sua autoestima

Quer descobrir qual a melhor opção de aparelho ortodôntico que se adapta às suas necessidades e que cabe no seu bolso? Continue lendo!

O que o aparelho ortodôntico pode fazer por você

A primeira coisa que se pode pensar a respeito do aparelho ortodôntico é que a principal função dele é proporcionar um sorriso bonito, mas isso é somente a parte “visível”. Tem muita coisa por trás dos dentes perfeitamente alinhados.

Independente do aparelho que escolher, com certeza você terá mais benefícios do que apenas o visual. Com o alinhamento dos dentes tortos ou mal posicionados, você irá evitar:

   • Dificuldades mastigatórias e de fala
   • Fraturas dentárias e desgaste precoce dos dentes
   • Doenças gastrointestinais
   • Dores de cabeça, pescoço, ombros e costas
   • Disfunção temporomandibular, que é uma anormalidade no funcionamento da articulação temporomandibular (ATM), que é responsável pelo movimento de abrir e fechar a boca
   • Dificuldade de higienização e consequente formação de cáries
   • Problemas posturais e de autoestima

Quais são os tipos de aparelho ortodôntico?

Entre as várias opções disponíveis hoje em dia, existem opções metálicas – que usam ou não os elásticos coloridos – as translúcidas, os de porcelana e, ainda, as transparentes.

Agora, veja quais são as principais características de cada um deles.

Aparelho Móvel

Aparelho Móvel - Dentz

Ele tem função mais ortopédica por trabalhar os ossos maxilares e são indicados para o tratamento de crianças e pré-adolescentes por conta da fase de crescimento ósseo.

Embora seja a principal indicação, não é a única.

O aparelho móvel também é utilizado nos tratamentos de:

   • Reposicionamento de mandíbula: condiciona a mandíbula a fechar numa posição mais favorável.
   • Amortecedores de lábios e bochechas: mantém ambos afastados dos dentes por exercerem algum tipo de pressão prejudicial.
   • Contenção móvel: utilizado no céu da boca, é usado como pós-tratamento ortodôntico para prevenir que os dentes voltem à posição anterior.

Aparelho Convencional Fixo

Aparelho Fixo Convencional - Dentz

Sendo a opção mais comum e acessível de tratamento ortodôntico, é também a mais popular entre os adolescentes – mas não exclusiva deles.

Os bráquetes são colados nos dentes e sustentam um fio metálico preso por elástico, sendo o fio o responsável por gerar o movimento de tração que irá deslocar os dentes para a posição correta.

Enquanto isso, as bandas de aço na cor prata são fixadas em um ou vários dentes, que são utilizados como âncora para o aparelho.

Por ser um aparelho fixo que altera o visual do paciente, existe a possibilidade de personalização com elásticos coloridos, deixando o aparelho ainda mais evidente.

No entanto, pensando pelo outro lado, o aparelho fixo muitas vezes causa constrangimento, desconforto e a sensação de insegurança nos adultos – principalmente no ambiente de trabalho.

Pensando nesse público, que você pode ou não se identificar, a indústria desenvolveu aparelhos fixos estéticos para tratamentos ortodônticos mais discretos e que não causam uma grande alteração no visual do paciente.

Veja quais são essas opções disponíveis hoje:

Aparelho Fixo Estético: Porcelana

Aparelho Fixo Porcelana - Dentz

Essa opção segue o mesmo método do Aparelho Convencional Fixo. A única diferença entre eles é que o Convencional faz uso de bráquetes metálicos enquanto o Estético utiliza bráquetes de porcelana.

O material de porcelana tem aparência mais opaca e deixa o aparelho, muitas vezes passa despercebido.

Aparelho Fixo Estético: Safira

Aparelho Fixo Safira - Dentz

O tratamento com o aparelho de safira é semelhante ao Fixo Convencional e ao Aparelho de Porcelana. No entanto, essa versão faz uso de bráquetes menores e de aparência translúcida para facilitar a adaptação às várias tonalidades dos dentes naturais.

Aparelho Autoligado

Aparelho Autoligado - Dentz

Como uma versão mais evoluída do modelo convencional, o Aparelho Autoligado é moderno, eficiente, reduz o tempo de tratamento e dispensa o uso dos elásticos.

Nele o fio ortodôntico – também conhecido como “arco inteligente” – passa por dentro das canaletas dos bráquetes e são presos por uma tampa.

Ele é inteligente porque se adapta a temperatura bucal para auxiliar na movimentação dentária e acelerar o tempo de tratamento.

E assim como o modelo convencional, o autoligado também tem uma versão estética com material translúcido para aqueles que optarem por sorrisos mais discretos enquanto cuidam do sorriso.

Alinhador Transparente – DentzAligner

Alinhador Transparente - Dentz

É desenvolvido para corrigir, de forma rápida e eficaz, problemas relacionados à mordida, dentes tortos, desalinhados, sorrisos e boca torta. E a grande notícia: ele é transparente e não altera o visual do paciente, sendo uma valiosa opção de escolha para aqueles que não abrem mão da discrição.

Ele é desenvolvido sob medida a partir da tecnologia 3D empregada pelo scanner, que é capaz de reproduzir uma cópia idêntica às características da boca do paciente e, ainda, prever todo o processo de tratamento para mostrar como o sorriso dele vai ficar.

Ao longo do tratamento o paciente vai trocando os alinhadores de acordo com o progresso de seu tratamento.

E suas principais características e benefícios são:

   • É transparente: apenas os resultados são visíveis. Ele não.
   • É removível: você pode comer o que quiser, a hora que quiser.
   • É confortável: não faz uso de bráquetes que podem causar desconforto pelo atrito com os lábios.
   • Fácil de limpar: os cuidados com a higiene são mais práticos e eficientes.

Quadro comparativo: descubra qual é a melhor opção para você

Para facilitar a sua decisão, confira a tabela abaixo que mostra um comparativo entre as opções de aparelhos ortodônticos disponíveis no mercado hoje.

*Os dados são aproximados e podem variar de acordo com as condições do paciente.

ModeloTempo de TratamentoTempo de ManutençãoCuidadosRetornoCusto (1 a 5)
Móvel12 Meses15 – 30 MinutosHigiene constante. Ter a “case” para aguardar e não perder.Mensal🦷🦷
Convencional Fixo e Estético18 a 36 Meses15 – 30 MinutosEvitar alimentos duros e manter higienização adequada. Uso de cera ortodôntica para diminuir atrito.Mensal🦷🦷
Autoligado12 a 18 Meses15 a 30 MinutosEvitar alimentos duros e realizar higienização adequada.Bimestral🦷🦷🦷
DentzAligner12 a 18 Meses15 a 30 MinutosManter higiene constante tanto na boca quanto do aparelho. Ter a “case” sempre consigo.Quinzenal ou Mensal🦷🦷🦷🦷

Vale sempre lembrar que muito embora o paciente seja responsável por decidir cuidar de seus dentes, a preferência dele por determinado modelo de aparelho pode não ser o suficiente para realizar o tratamento através dele.

Isso pode acontecer porque é a partir da avaliação feita pelo profissional ortodontista que ele saberá qual a melhor indicação de aparelho para tratar suas necessidades, podendo ou não coincidir com as vontades pessoais.

E se você precisa corrigir os seus dentes, seja para conseguir um sorriso bonito ou para melhorar a sua qualidade de vida, você precisa conhecer a Dentz.

A mais inovadora clínica odontológica que tem como foco oferecer de forma acessível o melhor atendimento para cuidar da sua saúde bucal.

Nela você encontra a maior e melhor oferta de crédito com a opção de financiar o seu tratamento odontológico em até 24x.

Dentz - Clínicas Odontológicas

Agende agora a sua avaliação e conquiste o tão sonhado sorriso perfeito. Clique aqui para agendar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.