Harmonização Orofacial; Estética e Odontologia

Harmonização Orofacial, Estético e Odontologia

Vem cá receber um banho de beleza!

Você sabia que o cirurgião dentista é o profissional mais habilitado para realizar os tratamentos de Harmonização Orofacial; Estética e Odontologia? A formação do dentista também o qualifica como especialista, para o diagnóstico e tratamento da face (rosto) e crânio do ser humano.

Sendo assim, tem sido cada vez mais comum alguns tratamentos de beleza facial serem feitos por dentistas, para termos a simetria e a harmonização que todas e todos nós queremos.

E por que banho de beleza? Porque hoje as clínicas odontológicas estão equipadas e estruturadas com equipamentos de ponta e alta tecnologia, comandadas pelos melhores profissionais do mercado para realizar os procedimentos de Harmonização Orofacial e Estético que incluem, dentre outros:

  • Preenchimento Labial
  • Preenchimento de Olheiras
  • Preenchimento do Bigode Chinês
  • Preenchimento das Maçãs do Rosto
  • Bichectomia (redução do tamanho da bochecha)
  • Cirurgias Buco Maxilo
  • Aplicação de Botox em 2 e 4 regiões
  • E muito outros

O QUE É HARMONIZAÇÃO FACIAL

Harmonização Facial é um conjunto de procedimentos estéticos, realizados sem a necessidade de cirurgia, com a finalidade de equilibrar o alinhamento e alguns ângulos do rosto para restabelecer a harmonia facial. Por não utilizar bisturi, vem ganhando cada vez mais adeptos.

Como uma especialidade auxilia a outra, em que casos pode ser aplicada, quais são os cuidados necessários e os benefícios que produzem? Veja a seguir!

TRABALHO EM EQUIPE: COMO A HARMONIZAÇÃO FACIAL (PREENCHIMENTO E APLICAÇÃO DE BOTOX) SE UNIU À ODONTOLOGIA

Desde 1981 a harmonização facial não se limita ao uso estético, mas também, e com muito sucesso, na odontologia. Mais precisamente, na correção e controle de alguns severos problemas bucais com excelentes resultados para os pacientes.

EXPLICANDO MELHOR

A odontologia estética ou dentística, como também é conhecida, tem sido aplicada para o controle do Bruxismo, condição que se caracteriza pelo apertamento ou ranger dos dentes durante o sono e que pode causar dor e amolecimento dos dentes; no Trismo, que é a dificuldade de abrir a boca devido à contração muscular acentuada, dificultando a mastigação, a fala e a higienização dos dentes; na correção das Assimetrias do rosto, que podem causar enxaquecas e fibromialgias, e no Sorriso Gengival, ao sorrir, o lábio superior deve mostrar em torno de três milímetros de gengiva, quando a exposição é maior que isso, chamamos de sorriso gengival.

Dentre as áreas de competência do cirurgião dentista, especialista em harmonização orofacial, enquadram-se o uso da toxina botulínica (BOTOX), preenchedores faciais, agregados leucoplaquetários autólogos, (para processos de enxertia óssea, regenerações de tecidos diversos e no preparo facial, prévio, na Harmonização Orofacial), além da realização da lipoplastia facial (bichectomia) – (redução do tamanho das bochechas) cirurgia oral que remove a “bola de Bichat”(acúmulo de gordura encapsulada), para separar os músculos mastigatórios e auxiliá-los em sua movimentação, sustentar as estruturas faciais, além de finalidades enxertivas e de reparação de defeitos orofaciais.

A aplicação da toxina botulínica está relacionada igualmente na disfunção temporormandibular (DTM); em pós-operatórios cirúrgicos; na hipertrofia do músculo masseter; no músculo temporal e, às vezes, no frontal fazendo com que os problemas desapareçam depois de cerca de cinco dias; em cefaléias e redução salivar (sialorreia) em pacientes com esclerose lateral amiotrófica (ELA).

Resumindo, a Harmonização orofacial ou odontologia estética age não apenas para solucionar problemas que afetam a auto-estima, mas, e principalmente, para reabilitações funcionais da boca. Boa parceria, não é mesmo?

COMO É FEITO O PROCEDIMENTO NOS CASOS MAIS COMUNS:

Bruxismo – a toxina é injetada nos dois lados, no principal músculo da mastigação diminuindo sua potência e o estímulo para o bruxismo.

Sorriso Gengival – aplica-se a toxina através de uma agulha bem fininha em pontos específicos, que resultam no travamento do lábio que, assim, não expõe a gengiva quando a pessoa sorri.

Sorriso Assimétrico – a toxina é aplicada e entra para o reequilíbrio da musculatura, deixando o ângulo de ambos os lados da boca, iguais.

Trismo – a aplicação da toxina botulínica para o controle da contratura da musculatura da mastigação eliminando a dor causada no paciente.

CUIDADOS PRÉ APLICAÇÃO

Antes de partir para o procedimento, é feita uma avaliação das estruturas da face, do sorriso e das arcadas dentárias, além das principais queixas do paciente, unindo tratamentos dentários e faciais.

Porém, é preciso saber que a toxina botulínica, por se tratar de uma substância introduzida no organismo, algumas condições são levadas em consideração na avaliação do tratamento.

Fatores que impedem a aplicação do Botox:

Absolutos: hipersensibilidade à substância ativa, presença de infecção no local da aplicação, durante a gestação ou em período de amamentação e hipersensibilidade à albumina (proteína da clara do ovo);

Relativos: distúrbios de coagulação ou uso de anticoagulantes (AAS – ácido Acetilsalicílico), pacientes não colaborativos e outros que o especialista irá avaliar em conjunto.

Convém ressaltar que para alguns casos, a posição correta dos dentes vai influenciar no resultado final na harmonização orofacial, para isso é necessária uma avaliação do dentista para decidir se deve ser usado aparelho ortodôntico antes, ou não.

CUIDADOS NA PÓS APLICAÇÃO

Por ser um procedimento utilizando agulha, é normal um pouco de inchaço e vermelhidão no local, porém, o efeito é temporário. Recomenda-se, portanto, usar protetor solar, porém, sem se expor ao sol, pois a aplicação pode gerar hematomas e a exposição ao sol provoca manchas, não fazer massagens na área do preenchimento, achando que com isso fará passar o inchaço mais rapidamente, porque além de não ajudar, irá interferir no resultado final da aplicação; não realizar atividade física por 07 dias e não aplicar nenhuma substância no local.

DURAÇÃO DO RESULTADO

O efeito desejado/esperado não ocorre de imediato. A toxina vai agindo aos poucos e atinge seu ponto máximo em 1 mês, mais ou menos. A duração do resultado gira em torno de 6 meses, em média, quando então se recomenda a reaplicação.

E POR QUE O EFEITO PASSA TÃO RÁPIDO?

A toxina botulínica (Botox) causa uma suave paralisia aonde é injetada. Ela então bloqueia o sinal que o nervo manda para o músculo contrair. Com o tempo, o nervo vai mandando mais estímulos para o músculo contrair novamente e, depois de 4 a 6 meses, esses estímulos vencem o bloqueio da toxina e a musculatura volta ao normal.

BENEFÍCIOS

No geral, a harmonização facial que antes era indicada para suavização de rugas e marcas de expressão, também assume um papel fundamental como grande aliada na odontologia, devolvendo a auto-estima na correção de problemas estéticos e corrigindo falhas que muitas vezes causam dor e desconforto bucal, interferindo na qualidade de vida das pessoas.

QUANTO PODE CUSTAR UM TRATAMENTO PARA HARMONIZAÇÃO OROFACIAL

Vale dizer, que a aplicação do botox e o preenchimento labial, de olheira e maçãs do rosto, trazem um resultado rápido, muito positivo e satisfatório, com a vantagem de ser menos invasivo que uma cirurgia.

Em relação a valores, podemos dizer que, em média, para os procedimentos de aplicação de botox e preenchimento, custam entre R$999,00 a R$1.599,00.

Já uma cirurgia, além de invasiva, pode custar de 20 a 30 vezes esse valor, sem contar os custos hospitalares e pós cirúrgicos!

Um especialista na área de odontologia deve ser sempre consultado para a melhor orientação e diagnóstico do caso para definir se o problema é patológico, traumático ou genético, o procedimento adequado e qual a melhor técnica a ser empregada.

Aproveite e agende agora sua avaliação!

Clique no botão Agendar Avaliação e garanta sua pré-reserva de horário ainda hoje

Agendar Avaliação