Descubra quais fatores indicam que agora é o momento certo para você converter a sua clínica odontológica individual em um modelo de negócio rentável como é a franquia.
Ei dentista, quando foi a última vez que você se questionou sobre como anda a saúde da sua clínica?
Se a resposta for “há muito tempo”, é hora de olhar com mais atenção para todos os processos que acontecem nela, afinal, ela pode estar caminhando para a estagnação.
Por outro lado, se a resposta for “há pouco tempo”, imagino que você já deve ter identificado alguns pontos que podem e devem ser melhorados para aumentar a performance do seu negócio.
No geral, é preciso se atentar a alguns fatores que indicam se converter a sua clínica odontológica em uma franquia é a melhor opção para o futuro do seu empreendimento.
E é sobre cada um deles que falaremos nesse post. Me acompanha?
1º Fator: A sua clínica não consegue faturar
Se mesmo se dedicando para prestar um atendimento odontológico de qualidade a sua clínica não consegue aumentar o faturamento ou está perdendo receita, você deve considerar converter a sua clínica para uma franquia.
Uma franquia como a da Dentz tem um plano de negócio definido com previsão de receita e faturamento escalável ao longo dos anos. Isso significa que ao converter, o seu negócio passa a operar dentro de um modelo estruturado para te fazer rentabilizar cada vez mais.
E o que mais tem atraído a atenção dos donos de clínicas particulares na proposta de conversão da Dentz, é a possibilidade de acrescentar de 100 a 150 mil reais no faturamento mensal.
2º Fator: Você não consegue reter clientes
Hoje em dia os clientes não querem apenas comprar um produto ou pagar pela prestação de um serviço. O que eles buscam é uma experiência gratificante e que valha o valor investido.
É isso que faz com que eles retornem à sua clínica sem nem cogitar migrar para um concorrente. Afinal, quando são bem atendidos, já sabem quem procurar quando for preciso.
Por esse motivo, é necessário estar preparado para prestar um atendimento sem igual que passe credibilidade, confiança e, acima de tudo, transparência. E não apenas durante a consulta de fato, mas desde o momento do agendamento da consulta, da recepção na clínica, a condução da conversa, do diagnóstico e também da negociação.
Ao converter a sua clínica em uma franquia odontológica, você e a sua equipe receberão os treinamentos necessários para adquirir todas essas habilidades capazes de mudar drasticamente e positivamente os resultados da sua clínica.
Isso fará com que você conquiste o seu cliente, que o torne fiel a você e à sua clínica. E não para por aí. Além de conquistá-lo, ele irá indicar o seu consultório odontológico para amigos, familiares e colegas de trabalho. É o famoso marketing “boca a boca”.
E se hoje você não consegue reter seus clientes, reveja todo o seu processo de obtenção e manutenção de paciente para identificar em que ponto você está falhando em prestar um atendimento digno de indicação.
3º Fator: Não oferece um leque de especialidades
Direto ao ponto: quem oferece apenas um tipo de serviço só atende um tipo de cliente. E para uma clínica odontológica, é a mesma coisa.
Você dificilmente terá um aumento significativo da sua cartela de clientes se não diversificar o seu portfólio de serviços prestados.
Por isso, ao realizar a conversão da sua clínica, você irá ampliar as especialidades oferecidas para atrair a atenção de mais clientes e, consequentemente, aumentar as suas vendas.
Inclusive, ao oferecer diferentes tratamentos, você terá a possibilidade de aumentar o seu ticket médio. Afinal, quem busca por um implante também pode precisar de um tratamento ortodôntico, clareamento, limpeza, entre outros.
4º Fator: A gestão da sua clínica é ineficaz
Você não consegue prever seus gastos e o seu lucro e está sempre inseguro com o fechamento do mês?
Não precisa se preocupar. A maioria dos dentistas que abrem uma clínica não tem conhecimento em gestão e marketing para conseguir administrar o próprio negócio. E é justamente isso que dificulta alavancar os resultados.
No entanto, a conversão para franquia supre essa carência de conhecimento em gestão e a franqueadora oferece um modelo de negócio estruturado para atender todas às necessidades do franqueado.
A franqueadora, por lei, é encarregada de prestar suporte ao franqueado. Porém, a Dentz é uma exceção porque além de prestar o suporte já demandado pelo mercado, trabalha com um modelo de negócio incomparável que auxilia e acompanha todas as questões administrativas e operacionais de cada unidade.
Isso inclui todas as etapas de implantação, operação, recrutamento e seleção, sistema de gestão, co-gestão, marketing, suporte técnico odontológico, entre outros.
Se você quiser saber como esse modelo de negócio – a Franquia 5.0 da Dentz – tem sido uma verdadeira disrupção no mercado de franquias, você precisa ler essa matéria aqui.
5º Fator: Você não investe em marketing
É como diz aquele famoso ditado: “Quem não é visto não é lembrado”. Isso se aplica perfeitamente, principalmente nos dias atuais.
E se você não está investindo em marketing e divulgação, você está dependendo apenas do poder do marketing boca a boca de seus clientes – que é importante, mas não o suficiente – e da fachada da sua clínica.
Ao associar o seu nome à marca de uma franquia, a franqueadora irá prestar o suporte de marketing que você precisa para lotar a sua agenda e a sua sala de espera. Isso significa que você terá uma equipe externa à sua clínica, mas totalmente focada em captar cada vez mais clientes para a sua clínica através de campanhas digitais, presenciais, promocionais e até mesmo eventos.
6º Fator: A sua clínica particular corre mais riscos de fechar
Se até agora você conseguiu identificar que alguns dos fatores acima fazem parte da sua realidade, é preciso ficar atento ao risco da sua clínica estagnar.
Seja por falta de suporte, de gestão, divulgação ou serviços, o risco existe e ele é real. Saiba que a taxa de mortalidade de um negócio próprio é 10 vezes maior do que a de um franquia, que é um modelo de negócio já validado, estruturado e respaldado pela Lei de Franquias.
Após ler todos esses fatores, você conseguiu identificar que o seu negócio precisa de um modelo de gestão e de suporte operacional de verdade? Então invista o seu valioso tempo para descobrir as vantagens que essa conversão pode te proporcionar.
E se você tiver interesse em conhecer como é o modelo de conversão para uma franquia 5.0 da Dentz que transforma a sua clínica em uma máquina de vendas, entre em contato conosco clicando neste link e fale diretamente com um de nossos especialistas.