Tire todas as suas dúvidas sobre a restauração, um dos procedimentos mais procurados por quem quer ter dentes bem cuidados.
Sendo um dos procedimentos mais comuns da área odontológica, a restauração ainda gera dúvidas ao paciente que recebe esse diagnóstico no plano de tratamento. Por isso, nesse post, você irá aprender mais sobre os principais detalhes.
O que é a restauração dental e para que serve?
Também conhecida como dentística restauradora, a restauração é um tratamento odontológico utilizado para reconstruir um dente danificado.
Ela é utilizada para restabelecer a função mastigatória do dente atingido pela cárie e, mais do que isso, recuperar a estética que pode ter sido perdida.
Quando a restauração é indicada para o paciente?
O paciente dificilmente sabe se o seu dente precisa ou não ser submetido ao procedimento de restauração, e para saber é necessário que ele passe por uma avaliação profissional em um consultório odontológico.
Normalmente, algumas situações apontam a necessidade de realizar este procedimento, tais como:
Cárie
Sendo uma das doenças mais comuns no mundo todo, a cárie é causada por bactérias que produzem ácidos que estragam o esmalte do dente. Quando em estágio mais avançado, é possível – ainda – prejudicar a camada abaixo dele, conhecida como dentina.
Fratura ou dente quebrado
Acidentes acontecem, incluindo enquanto você está comendo. Esses eventos de quebra ou fratura de dente podem prejudicar tanto a mastigação como a autoestima do paciente. Nesse caso, a restauração é feita para devolver a função mastigatória e também para evitar constrangimentos.
O consumo de alimentos e bebidas com corantes (naturais ou não), uso de determinados remédios e até mesmo o hábito de fumar contribuem para o amarelamento dos dentes. Com o passar dos anos, esse amarelo fica ainda mais intenso e pode prejudicar o visual do paciente.
Por isso, em alguns casos, a restauração é feita com o intuito de buscar um visual mais branco e com aspecto mais saudável.
Como a restauração é feita?
Com o objetivo de devolver o aspecto natural e saudável de um dente que foi acometido pela cárie, que quebrou ou amarelou, a restauração é feita em consultório e começa com a remoção da parte que foi deteriorada.
Logo na sequência, a área é limpa e preenchida por um material de restauração que, normalmente, é feito de resina composta.
Esse processo de preencher o espaço aberto e limpo contribui para prevenir posterior deterioração causada por outras bactérias.
Quais os benefícios da restauração?
De cara já pensamos que “eliminar a cárie” é um dos principais benefícios. E estamos certos! Mas veja só. Esse não é o único motivo para você realizar este procedimento caso receba o diagnóstico do seu dentista.
Após a restauração, você:
• Não terá mais dores causadas pela deterioração do dente cariado;
• Irá evitar um tratamento mais profundo (e custoso) como é o tratamento de canal;
• Melhora a estética do seu dente e, consequentemente, do seu sorriso como um todo;
• Evita queda de dentes e posterior problemas como autoestima;
• Melhora a função mastigatória e evita problemas digestivos, por exemplo.
Cuidados após a restauração
“Se eu fizer a restauração, meu dente fica novinho em folha?”. Bom, em partes sim. O dente recuperado e livre de cárie tem a sua função mastigatória retomada e o paciente fica livre de dores, por exemplo. Mas é preciso ressaltar que a cárie não é o único motivo para realizar uma restauração.
O bruxismo, por exemplo, pode causar a quebra de dentes e em alguns casos a solução é a restauração. E nesses casos, é preciso ter ainda mais cuidado, uma vez que o ranger dos dentes irá continuar mesmo após o tratamento, sendo necessário o uso da plaquinha de bruxismo para evitar o desgaste da restauração.
Em outros casos, é preciso evitar alimentos e bebidas com corantes (naturais ou não) para manter a pigmentação da restauração – que é idêntica à do dente natural. Sendo assim, é bom fazer um esforço para ficar longe de café, vinho, molho de tomate, suco de uva, entre outros.
No geral, o cuidado com a higiene bucal diária deve ser mantido. Escove os dentes após cada refeição, passe fio dental pelo menos uma vez ao dia e use o enxaguante bucal sem álcool na composição. E claro, não esqueça de visitar o seu dentista pelo menos uma vez a cada seis meses para um check-up geral.
Quer ser atendido pela melhor e mais inovadora clínica do Brasil? A Dentz trabalha todos os dias para oferecer atendimento odontológico de qualidade a preços acessíveis com as melhores condições de pagamento para atender todos os tipos de pacientes.
Então se já está na hora de você consultar um dentista, é só clicar neste link e agendar a sua avaliação gratuita!
Nos vemos em breve? 😉