Botox além da estética

Botox além da estética

Descubra como a toxina botulínica, o Botox, pode ser um grande aliado para tratamento de problemas que não estão ligados diretamente à estética.

Quando ouvimos alguém falar sobre Botox, inevitavelmente pensamos em rugas, linhas de expressão e rejuvenescimento. Mas, como você já deve supor, a toxina botulínica não é exclusiva dos tratamentos puramente estéticos.

Nessa postagem você irá descobrir como essa substância consegue mudar a qualidade de vida das pessoas que sofrem com problemas bem comuns e que comumente desconhecem o Botox como uma solução extremamente eficaz.

Porém, antes de falarmos diretamente sobre as indicações e cuidados, vamos entender melhor o que é esta toxina e como ela age em nosso corpo.

O que é a toxina botulínica?

A toxina botulínica é uma neurotoxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum e que, em pequenas doses, auxilia no tratamento de diversos problemas que veremos logo abaixo nesse post.

Qual a função da toxina botulínica?

Sendo um medicamento biológico injetável, ela atua sobre os nervos motores e impede a liberação de neurotransmissores que provocam a contração de músculos relacionados a problemas funcionais – que é o foco dessa postagem – e estéticos.

Como consequência, ocorre a paralisação parcial ou total de determinados músculos. Com os músculos impossibilitados de receber comandos para se movimentarem, o tecido relaxa e então os resultados terapêuticos são alcançados.

Os efeitos já podem ser percebidos a partir do 4º dia da aplicação e a duração é passageira e a toxina deve ser reaplicada para manter os resultados desejados.

O uso do Botox pelos dentistas

omo vimos na primeira parte desse post, a aplicação Botox nem sempre está diretamente relacionada à estética. Em muitos casos, ele é utilizado para amenizar dores e incômodos.

Na odontologia, existem alguns tipos de patologias que podem ser amenizadas com a aplicação da toxina em questão, e você irá descobrir algumas delas aqui.

1. Bruxismo

Bruxismo

O bruxismo é o ato de ranger os dentes durante o sono, e essa patologia afeta cerca de 30% dos brasileiros.

Os principais sintomas são:

   • Desgaste ou amolecimento dos dentes
   • Dores nas articulações e de cabeça
   • Cansaço durante o dia por conta da noite mal dormida

O tratamento convencional para o bruxismo é o uso de placa noturna de acrílico que impede o contato entre os dentes, mas ainda assim acaba sendo desconfortável para quem utiliza. Afinal, o sono é um momento de descanso e precisamos nos sentir bem para relaxar.

Por isso a toxina botulínica entra como uma solução rápida e eficaz para esse tipo de problema. Após a sua aplicação, o paciente não precisa utilizar a placa de acrílico. O músculo mastigatório relaxa devido a paralisação induzida e, como consequente, o ranger dos dentes é interrompido e a qualidade do sono e, consequentemente de vida, são restabelecidas.

2. Dor facial

Dores faciais que são provocadas pela alteração na articulação que une o maxilar à mandíbula e causam desconfortos de diferentes níveis, do leve ao extremo.

Comumente tratada com medicamentos, que têm efeitos não satisfatórios, a dor facial também pode ser tratada com a toxina botulínica – que é aplicada diretamente no músculo e interrompe a comunicação do músculo com o nervo e, como consequência, diminui a intensidade da contração muscular e promove o alívio da dor.

3. Sorriso gengival

O sorriso gengival acontece quando existe uma exposição exagerada das gengivas ao falar ou sorrir. Embora em um primeiro momento a busca por um tratamento para o sorriso gengival aparente ser apenas uma questão estética, os motivos vão além disso.

O sorriso gengival é algo que afeta sim a autoestima do indivíduo, mas também pode atrapalhar a sua fala, a sua respiração e tornar a gengiva mais propensa a sofrer com inflamações (gengivite).

E para tratá-lo existem algumas opções, como gengivoplastia, gengivectomia, cirurgia ortognática e cirurgia de reposicionamento labial. Todas essas opções acabam sendo mais invasivas e exigem certo cuidado no pós-operatório.

No entanto, para aqueles que buscam uma alternativa menos invasiva, a aplicação da toxina botulínica (Botox) é indicada para reduzir a atividade do músculo responsável pelo sorriso e reposicionar o lábio.

Esses são apenas 3 dos inúmeros procedimentos que podem ser feitos com a aplicação da toxina botulínica – sejam eles funcionais ou estéticos.

E se você se identificou com algum dos problemas citados nesta matéria e está em busca de uma clínica especializada para melhorar a sua qualidade de vida, conte com a Dentz.

Com a maior oferta de crédito – que facilita parcelamentos e financiamentos para tratamentos na clínica – a Dentz conta com profissionais extremamente qualificados para cuidar de você, do seu sorriso e da sua saúde bucal.

Agende agora a sua avaliação clicando neste link.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.