Entenda a COF – A Circular de Oferta de Franquia

Entenda a COF - A Circular de Oferta de Franquia

Descubra porque é tão importante entender a COF, um documento indispensável para aqueles que desejam iniciar um empreendimento através do modelo de negócio de franquia.

Além de ser uma importante ferramenta de segurança jurídica, a Circular de Oferta de Franquia (COF) é também uma evolução do segmento do franchising brasileiro.

Se você já é franqueado de alguma rede ou está pensando em se tornar, este post é para deixar claro de uma vez por todas porque você não deve deixar este documento de lado.

O que é a Circular de Oferta de Franquia?

E quando falamos a respeito dessas condições, também nos referimos aos aspectos legais, aos deveres e obrigações de ambas as partes – franqueadora e franqueado – e às informações econômicas, jurídicas e operacionais.

Esse compartilhamento de informações através deste documento garante que o contrato entre ambas as partes seja fechado da forma mais transparente e segura.

Qual a função da Circular de Oferta de Franquia?

Como podemos presumir, a COF é um documento que fornece o máximo de informações de forma clara e completa a respeito de um negócio.

Por exemplo, se você tiver dúvidas a respeito dos diferentes tipos de investimento em uma franquia, é na COF que você irá encontrar todas as informações detalhadas e quais são as diferenças entre cada modalidade.

Mas não é só isso!

Ela é, ainda, considerada um dos instrumentos mais usados pelo franqueado e pela franqueadora para amparo judicial, visto que tudo relacionado ao negócio está prescrito nela. Então, qualquer ação do franqueado ou do franqueador que esteja fora do contrato pode ser questionada com base no que foi firmado mediante a COF.

O que você franqueado precisa saber sobre a COF?

Neste documento você terá acesso às principais e mais importantes informações como também às regras que devem ser respeitadas, mas também o que a franqueadora espera de você como franqueado.

Mas antes que você entenda esse documento somente como um contrato de negócio, é importante perceber que ele é uma oportunidade para você – que está buscando uma nova forma de investir – analisar se o seu perfil vai de encontro com a proposta da franqueadora. Afinal, você irá dedicar o seu tempo e, principalmente, o seu dinheiro para construir um empreendimento de sucesso.

Além disso, a COF é importante para instruir o candidato a franquia como deverá ser a sua relação com o empreendimento. Se a presença dele será ou não frequente, qual o nível de suporte que ele irá receber, se é ou não necessário a presença de algum profissional para ajudá-lo a gerenciar o empreendimento, entre outros pontos que fazem total diferença na hora de tomar a decisão.

Quais os principais pontos a serem analisados em uma COF?

Embora todo o documento seja indispensável para que a relação entre franqueado e franqueadora siga saudável, existem alguns principais pontos que devem ser analisados para se ter uma noção geral e clara do que o empreendimento reserva para você no futuro.

São eles:

1. Descritivo do negócio

Entenda todos os detalhes do funcionamento do negócio: qual o investimento necessário, o que está incluso nesse investimento, quais são as taxas (franquia, administração, royalties), política de preços, equipamentos necessários, região de abrangência, entre outros.

2. Perfil do franqueado

Nesse ponto você tem a oportunidade de identificar qual tipo de perfil de franqueado mais se adequa às suas necessidades e ao seu estilo de vida.

A Dentz, por exemplo, oferece 4 modalidades de perfil de franqueado, e são elas:

   • Franqueado Gestor: aquele que lidera, opera e gere a franquia diretamente.
   • Franqueado Dentista: atua diretamente no exercício da profissão enquanto recebe o suporte profissional para gerir sua franquia. Ou, ainda, o dentista pode converter a sua clínica particular em uma franquia Dentz.
   • Franqueado Investidor: investe sem participar diretamente da operação e conta com a gestão profissional da franqueadora.
   • Franqueado Cotista: tem cota de 5 a 20% de uma clínica gerida profissionalmente pela Dentz.

3. Nível de suporte prestado à rede

Esse é um ponto de extrema importância para que o candidato à franquia saiba exatamente o que esperar da franqueadora, além de ser um grande indicador do sucesso do negócio, visto que a franqueadora detém o know-how da operação.

Numa franquia 5.0 Dentz, o franqueado pode esperar o maior nível de suporte do mercado. De fato incomparável. Por exemplo:

   • Suporte operacional e administrativo
   • Estudo e mapeamento de região de interesse
   • Abertura de CNPJ e solução das demais questões burocráticas
   • Gerenciamento de obra do começo ao fim
   • Seleção e treinamento de todos os colaboradores de todas as unidades
   • Suporte técnico e profissional
   • Central de vendas e captação de leads
   • Central de crédito com a maior oferta do mercado

4. Histórico da franquia

Conheça a história da empresa desde o seu surgimento até o momento atual. Como ela surgiu, o que ela faz e o que fez até hoje, e até mesmo quantas unidades foram abertas.

A princípio pode ser algo que não faz muita diferença, mas é importante para que o candidato saiba de onde a marca veio e para que ele tenha mais confiança e segurança na hora de investir o seu capital.

5. Balanço contábil e quadro societário

Saiba exatamente quais são os últimos dados do balanço contábil para conhecer a saúde da franqueadora. É possível também ter acesso às pendências judiciais dela.

Além disso, tenha acesso ao quadro societário, onde estão listados os nomes completos, razões sociais e endereços dos negócios.

Em que momento o candidato tem contato com a COF?

Na Dentz, a entrega da COF ao candidato a franquia faz parte do processo de conhecer a rede como um todo.

Num primeiro momento, o candidato realiza o cadastro e recebe o contato do responsável pelo setor de Novos Negócios e Expansão, que será o responsável pela análise do perfil do candidato e por identificar se os objetivos do candidato vão de encontro com a proposta de negócio da rede.

Após a primeira reunião para conhecer o plano de negócios, o franqueado recebe a Circular de Oferta de Franquia para entender detalhadamente todas as especificidades da franquia Dentz.

Conforme está previsto pela Lei 9.955, o franqueado tem direito de ficar por dentro de todos os detalhes do negócio antes de fechar qualquer contrato. Por isso, a COF deve ser entregue a ele 10 dias antes dele assinar o pré-contrato ou realizar o pagamento de qualquer taxa. Caso esse prazo não seja cumprido, o contrato é anulado e qualquer tipo de despesa envolvida deve ser ressarcida ao candidato.

Ler esse post despertou o seu interesse em investir em uma franquia? Se sim, vale a pena reservar alguns minutinhos para ler um post que vai te ajudar a tirar algumas das principais dúvidas. Basta clicar aqui.

E caso esteja um passo à frente e mais decidido a investir em uma franquia, conheça um pouco mais sobre a Franquia 5.0 da Dentz e fale diretamente com o nosso Gerente de Novos Negócios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.