Afinal, o que é a Lente de Contato Dental?

Afinal, o que é a Lente de Contato Dental?

Descubra o que é a lente de contato dental, o tratamento estético que tem conquistado milhares de pacientes e feito sucesso entre os famosos

Você já pensou em transformar o seu sorriso com um tratamento estético que proporciona dentes perfeitos na tonalidade que você deseja e com o poder de melhorar a harmonia do seu rosto?

Então esse post é para você. Hoje você descobre tudo sobre a lente de contato dental. Me acompanha?

O que é a lente de contato dental?

Você com certeza já deve ter ouvido falar sobre ela em algum lugar, mas sempre fica aquela dúvida. Afinal, o que é a lente de contato dental?

Ela nada mais é do que um laminado extrafino que é fixado sobre a superfície externa dos dentes para melhorar a estética e deixar o sorriso mais bonito e harmônico.

Mas “bonito” e “harmônico” é muito superficial para conseguirmos entender o real motivo do uso das lentes, né? Então descubra logo abaixo mais sobre isso.

Para quê serve a lente de contato dental?

Recomendada para aqueles que buscam uma melhoria estética do sorriso, a lente de contato pode ser usado pode ser usada em um único dente ou em vários deles e é indicada principalmente para alguns casos específicos, como:

   • Correção de diastema (espaço entre os dentes);
   • Dentes muito pequenos em adultos;
   • Dentes irregulares e tamanhos desarmônicos;
   • Diferentes tonalidades de dentes (ex: manchas);
   • Dentes que sofreram algum dano, seja por cárie ou acidente.

Para problemas ortodônticos mais complexos, a lente de contato pode não ser a solução ideal logo de cara. Por isso é recomendado a consulta com um dentista especializado para uma avaliação profissional.

E caso você tenha interesse em saber mais sobre os aparelhos ortodônticos – que podem anteceder o seu tratamento estético com as facetas – clique neste link e descubra como escolher a melhor opção de aparelho ortodôntico.

Conheça os benefícios da lente de contato dental

Até o momento você ainda não conseguiu identificar quais são os benefícios das lentes de contato dental? Então aqui você descobre os principais para te ajudar a decidir se são ou não a melhor escolha para você.

Desgaste mínimo ou inexistente

Se você tem aquele receio de quanto os seus dentes serão desgastados para terem as lâminas das lentes fixadas, saiba que esse tratamento preserva a estrutura natural do dente e o desgaste requerido é mínimo ou até mesmo inexistente.

Procedimento indolor

Nem tudo que fazemos para ficarmos mais bonitos e confiantes precisa ser doloroso, né? Esse também é o caso das lentes de contato dental.

Para colocá-las sequer precisa de anestesia, visto que o desgaste dos dentes é mínimo ou desnecessário e totalmente seguro.

Correção de diastema

Embora algumas pessoas não liguem para aquele pequeno espaço vazio entre os dentes, outras sentem-se muito incomodadas.

As lentes de contato podem e são muito utilizadas para unir esses dentes que estão separados ao alterar a largura deles. Inclusive, ainda é possível fazer a alteração ou correção da altura desses dentes.

Funcionalidade e resistência

Esse é um ponto importante para pacientes que têm certa insegurança para mastigar. As lentes de contato ajudam a recuperar a funcionalidade e a resistência dos dentes para que você tenha mais liberdade e tranquilidade para comer.

Mas devemos reforçar que, assim como os dentes, as lentes de contato podem quebrar. Por isso, o cuidado com os tipos de alimento que são consumidos nunca deve ser deixado de lado.

Evitar alimentos duros é uma boa saída para manter o seu sorriso inteiro e sempre bonito.

Livre-se das manchas

Sabe aquelas manchinhas que tanto te incomodam ou até mesmo a diferença de tons dos seus dentes? As lentes de contato são perfeitas para se livrar dos dois casos e manter o tom uniforme e da cor que você deseja.

E um dos pontos interessantes é que elas não alteram de cor com o passar do tempo. Então você não precisa deixar de tomar café ou vinho, sucos com cores fortes, comer chocolate, entre outros alimentos que acabam sendo o terror daqueles que fazem o clareamento dentário, por exemplo.

Durabilidade de muitos anos

As lentes de contato são feitas de material resistente que tem uma duração que gira em torno de 15 anos dependendo dos cuidados que o paciente tiver.

Não é porque foram colocadas lentes que o paciente não precisa mais cuidar da sua saúde bucal. E isso inclui o básico como a escovação após as refeições, fio dental, enxaguante bucal e – tão importante quanto – a visita regular ao dentista.

E que material é esse que faz a lente durar tanto? Continue lendo para descobrir!

Do que a lente de contato dental é feita?

Para definir qual o material será usado neste procedimento, o dentista avalia caso a caso e deve visar quais são os pequenos defeitos a serem corrigidos, qual o melhor custo-benefício e também prezar a saúde de seu paciente.

No geral, as lentes de contato têm dimensões variadas – que vão de 0,2 a 0,4mm, ou de acordo com o que o dentista especializado propor. Por isso, existem diferentes materiais que suprem as necessidades de cada caso. Os materiais usados podem variar entre porcelana e resina.

Como é feita a aplicação da lente?

Para garantir que o resultado seja satisfatório e duradouro como mencionado no tópico anterior, antes da aplicação da lente devem vir alguns cuidados que o dentista será encarregado de fazer.

Entre elas, a preparação do dente com uma limpeza profissional para eliminar a placa bacteriana e o tártaro.

Após isso, é usado um tipo de cimento específico da odontologia para fixar a lente sobre o dente natural sem anestesia porque não há necessidade de desgaste. Ou seja, procedimento sem dor.

Quanto tempo dura uma lente de contato dental?

Já mencionamos acima que as lentes de contato dental podem durar em média 15 anos se o paciente mantiver todos os cuidados com a saúde bucal em dia, considerando a escovação, o uso do fio dental e o enxaguante bucal.

Mas não é só isso.

Além de evitar alimentos muito duros ou grudentos, alguns hábitos também deve passar longe, como por exemplo o ato de roer as unhas ou usar os dentes para abrir garrafas, potes, entre outros objetos.

Devemos, ainda, considerar os casos de bruxismo como um alerta. Pessoas que sofrem desse mal podem sim realizar o procedimento com as lentes de contato. No entanto, é necessário usar uma placa de bruxismo ou realizar o tratamento com a toxina botulínica, que você pode ler mais sobre clicando aqui.

Quem pode realizar o procedimento com lente de contato dental?

No segundo tópico desta publicação falamos sobre para quais problemas as lentes de contato são recomendadas, e aqui você descobre para quem esse procedimento não é indicado.

   • Não é recomendado para quem tem dentes fracos;
   • Tem má oclusão, que é o alinhamento anormal dos dentes e a maneira como os dentes superiores e inferiores se encaixam;
   • Sobreposição de mordida;
   • Quando o esmalte já é desgastado;
   • Quem sofre com o bruxismo (só deve ser feito se houver o uso contínuo da plaquinha para bruxismo ou algum outro tratamento, como o uso da toxina botulínica)

Famosos que têm lentes de contato dental

Sendo uma das formas mais rápidas de conseguir alcançar resultados satisfatórios com o visual dos dentes, muitos famosos recorrem ao procedimento estético das lentes de contato dental.

Seja para um papel em novela, um novo visual ou mesmo puramente por estética e autoestima, alguns dos nomes que estão sempre na mídia usam as lentes. Por exemplo: o jogador de futebol português Cristiano Ronaldo, o fenômeno brasileiro Neymar, as atrizes Deborah Secco e Grazi Massafera, e até mesmo personalidades internacionais como Miley Cyrus e Zac Efron.

Quanto custa colocar lentes de contato dental?

Os valores para o tratamento com lentes de contato dental variam de acordo com a quantidade de lentes, o tamanho dos dentes e a dificuldade exigida caso a caso.

Mas lembre-se que tudo vai de acordo com a avaliação profissional de um dentista especializado que saberá indicar o melhor tipo de tratamento para você.

E se após ler esse post você identificou que as lentes de contato dental são ideais para você, você pode agendar gratuitamente a sua avaliação na Dentz e dar o primeiro passo para transformar o seu sorriso.

Ah! E tem uma coisa bem importante: aqui na Dentz você tem a maior oferta de crédito para viabilizar todo e qualquer tratamento com a possibilidade de parcelar em 12x ou financiar em até 24x.

Até breve! #VemPraDentz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *