Franchising de A à Z – Tudo que você precisa saber

Franchising De A À Z - Tudo Que Você Precisa Saber

Conheça os conceitos mais importantes e tire as principais dúvidas quando o assunto é franchising. Descubra tudo o que você precisa saber para dominar o Franchising de A à Z.

Se até o dia de hoje o termo Franchising te causa estranheza, chegou a hora de tirar todas as suas dúvidas com o post de hoje.

De A à Z, tudo o que você precisa saber sobre esse modelo de negócio está aqui. Principalmente se você tem interesse ou já decidiu que quer se tornar um empreendedor.

O que é Franchising?

Curiosamente, o termo franchising – embora seja mundialmente conhecido pela sua versão inglesa – tem sua origem da palavra franchisage, do francês.

Estudando mais a fundo a etimologia da palavra, ou seja, sua história, descobrimos que franc, de franchisage, significa a concessão de um privilégio ou de uma autorização.

Tendo isso em mente, voltamos aos dias de hoje para entender o tema principal desse post.

Franchising é um modelo de negócio que é definido pela concessão do direito de uso de uma marca de uma franqueadora a um franqueado.

E a relação entre franqueadora e franqueado é bem mais do que isso, e você irá descobrir nos próximos tópicos desta matéria como funciona uma franquia, como se tornar franqueado, como abrir uma franquia e os principais motivos para abrir um negócio que segue esse modelo.

Como uma franquia funciona?

Basicamente, ao entrar para o sistema de franchising o franqueado passa a operar uma unidade de franquia com o direito de uso de marca, de produtos e de serviços da franqueadora.

Esse funcionamento é regido por um contrato, no qual são expressas todas as normas a serem seguidas fielmente para prezar o bom relacionamento entre as partes.

Como ser um franqueado?

Sabemos que o desejo da maioria dos brasileiros é empreender e, em meio a tantas opções de negócios, a franquia se destaca por ser um modelo de negócio atrativo, mais seguro e promissor.

E para se tornar um franqueado, o primeiro passo é identificar qual tipo de franquia você quer abrir. Além disso, já traçar alguns pontos importantes que podem abrir ou não as possibilidades de investimento, como: segmento, capital disponível, entre outros.

Tendo essas informações claras, é hora de pesquisar o que realmente tem a ver com o seu perfil e com as suas qualificações. Afinal, você irá trabalhar com isso.

Procure por franqueadoras que são de seu interesse, analise a proposta de negócio delas e cadastre-se no site daquelas que você mais se interessou para receber o contato do responsável pela abertura de novas franquias.

Calma! Fique tranquilo que esse primeiro contato é sem compromisso e é uma oportunidade a mais para conhecer a marca, seus diferenciais e o que ela tem para oferecer para você alcançar os seus objetivos como empreendedor.

Caso você tenha dúvidas se a franquia é ou não um bom negócio para você, temos um post específico para te ajudar a decidir. Clique aqui e descubra se esse é o tipo de investimento que você está procurando.

Como abrir uma franquia?

Após ter feito a triagem de franquias que são de seu interesse e que estão alinhadas com o seu propósito, é hora de dar um passo adiante.

Nesse momento, você terá um contato mais próximo com a franqueadora para entender mais a fundo os detalhes da proposta de negócio, que estarão dentro de um documento chamado de Circular de Oferta de Franquia, popularmente conhecido como COF.

A COF regulamenta a relação entre franqueado e franqueador, principalmente quando falamos de deveres, obrigações e responsabilidades.

É a partir dela que você saberá informações como:

   • Qual o custo do investimento
   • Qual o prazo de payback – o tempo de retorno do investimento
   • Qual território poderá atuar
   • Boas práticas do franqueado
   • Regras e multas em caso de descumprimento
   • Taxas de administração (se houver), royalties e de publicidade.

Essa é a hora que você deve ter paciência para analisar todas as informações, sem exceção. E também um momento em que você não pode ter pressa para tomar qualquer decisão.

Se estiver de acordo com tudo que lhe foi apresentado, você tem uma oportunidade de negócio bem a sua frente.

Caso esse seja o seu primeiro empreendimento e ainda esteja com dúvidas de como empreender do zero, temos um post feito especialmente para você.

Quais são os tipos de franquias existentes?

Se você tem dúvidas de qual tipo de franquia faz o seu perfil, vale pesquisar qual deles é o que mais te agrada dentro de um leque de segmentos, que vai desde alimentação, casa & construção, saúde e bem-estar, até hotelaria, educação e setor automotivo.

Aqui vai uma dica: segundo dados da ABF, dois segmentos tiveram destaque no ano de 2021.

As franquias de Casa e Construção tiveram crescimento de 36,5% no primeiro trimestre de 2021 com o maior índice entre todos os setores. Logo atrás, em segundo lugar, as franquias de Saúde, Beleza e Bem-Estar cresceram 12,7% nesse mesmo período.

Com base nisso, espera-se que esses dois setores mantenham seus índices positivos e atraiam ainda mais investidores.

Se você se interessou pelo segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar, eu tenho uma boa notícia. A Dentz é uma franqueadora de clínicas odontológicas que atua com um modelo de franquia 5.0, o mais completo e inovador modelo de negócio do mercado.

Descubra como podemos te transformar em um empreendedor de sucesso mesmo que você não tenha conhecimento algum em odontologia e nem queira atuar ativamente na gestão da sua unidade.

Quero conhecer a Dentz!

Existe uma franquia ideal para você?

A escolha do tipo de franquia pode se tornar a parte mais difícil e também a mais importante de todo o processo.

A mais difícil por estar frente a tantas opções.

A mais importante por ser uma escolha de um tipo de empreendimento que pode ser decisivo para o sucesso do negócio, tendo em vista que depende das variáveis do mercado de atuação.

Por isso, antes de tomar qualquer decisão, leia o post que fizemos falando exatamente sobre isso Clique aqui.

Qual o valor de investimento para começar uma franquia?

Por ser um dos fatores decisivos para escolher o segmento em que o empreendedor irá atuar, o valor do investimento pode ser bem mais flexível do que muitas pessoas imaginam

Para abrir uma franquia, o valor do investimento pode variar entre R$4.000,00 a mais de R$1.000.000,00, que incluem desde a licença de uso da marca, a montagem da loja, os equipamentos necessários, capital de giro, entre outros custos.

Por isso, existe uma opção para todo tipo de empreendedor, independente do capital disponível.

Quanto você pode ganhar com uma franquia e qual a previsão do tempo de retorno do capital investido?

Cada modelo de negócio prevê uma faixa de faturamento padrão para suas unidades, que leva em consideração o tamanho da cidade, região de atuação, modelo escolhido, entre outros.

A previsão do retorno de investimento segue a mesma linha de raciocínio. Em média, as franquias levam de 20 a 30 meses, mas obviamente existem exceções.

Por isso, ao consultar uma franquia de interesse, certifique-se de tirar todas as suas dúvidas referentes a esses pontos em questão.

Agora é com você! Depois de tirar todas as suas principais dúvidas sobre franchising, você já pode estudar qual será a melhor escolha para você dar início a sua jornada como empreendedor.

E se você deseja empreender em um segmento que, mesmo em pandemia, cresceu em 2020 e 2021, você pode falar com o nosso Head de Novos Negócios e descobrir como a Dentz oferece toda gestão, suporte e estrutura para transformar o seu sonho em realidade.

Clique aqui e fale diretamente com o seu futuro parceiro de negócios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *