Por que investir no segmento da odontologia no Brasil, um segmento que guarda grandes oportunidades para quem quer investir em um mercado que só cresce e que vem ganhando cada vez mais espaço entre os brasileiros.
O Brasil é considerado uma grande referência mundial em Odontologia pela qualidade de formação, e o número de profissionais aponta o protagonismo da profissão que não para de crescer.
Os números da Odontologia no Brasil
A título de curiosidade, o Brasil é o país com mais cirurgiões dentistas no mundo todo. Segundo dados do Conselho Federal de Odontologia (CFO), de 2010 para 2021, o número de dentistas brasileiros aumentou 51%.
Em 2010, mais de 219 mil profissionais exerciam a odontologia no Brasil. Hoje esse número ultrapassa os 330 mil, que é complementado pelos mais de 210 mil auxiliares e protéticos que também trabalham em prol da saúde bucal.
O conceito de que “quantidade não significa qualidade” não funciona por aqui. Embora o número de profissionais seja o maior do mundo, a qualidade da formação também acompanha esse índice.
De acordo com o Center For World University Rankings (CWUR), entre as 5 mais bem avaliadas Faculdades de Odontologia do mundo, 3 orgulhosamente são brasileiras. Sendo elas:
• Universidade de São Paulo (USP) – 1º Lugar
• Universidade do Estado de São Paulo (Unesp) – 4º Lugar
• Universidade de Campinas (Unicamp) – 5º Lugar
Reunindo esses dados, é possível inferir que o mercado de odontologia no Brasil tem mão de obra ampla, afinal forma-se 11 mil profissionais todos os anos, extremamente qualificada e pronta para colocar a mão na massa, criando um cenário interessante para quem busca investir.
O mercado brasileiro para tratamentos odontológicos
Se por um lado temos uma quantidade gigantesca de profissionais bem formados e com alto nível de especialização, por outro temos a carência de acesso à saúde bucal básica e de informação da população brasileira, que torna a possibilidade de investir nesse segmento ainda mais atrativa.
Com base nos dados divulgados pelo IBGE-PNS, 55% dos brasileiros ainda não vão ao dentista anualmente, enquanto o recomendado para assegurar qualidade da saúde bucal é de 6 em 6 meses.
Muito se deve a falta de informação, falta de costume por não considerar os cuidados bucais como um fator importante e, por último mas não menos importante, a limitação financeira. No Brasil, 34 milhões de brasileiros acima de 18 anos já perderam pelo menos 13 dentes ou mais e 14 milhões perderam todos os dentes (Fonte: Pesquisa Nacional de Saúde Bucal – IBGE) e 46% considera difícil o acesso a um dentista, segundo dados do CFO.
Embora o Brasil seja um dos poucos países que oferecem cuidado odontológico gratuito, menos de 25% de todos os atendimentos são feitos pelo setor público. Com base nos dados divulgados pela Agência Nacional de Saúde (ANS), em 2019 as operadoras de planos odontológicos realizaram 189 milhões de atendimentos, enquanto o SUS realizou pouco mais de 40 milhões, comprovando sua ineficácia e limitação de atendimento e de procedimentos, como a falta de tratamentos com implantes dentários.
Por isso, 75% dos brasileiros que procuram tratamento odontológico o fazem em clínicas particulares e podem, muitas vezes, deixar de realizar tratamentos essenciais por conta dos orçamentos salgados.
Diante disso, um Plano Odontológico poderia ser uma alternativa atrativa para a população, mas apenas 12% possui um. E muito se deve ao fato de que 95% dos planos ofertados no mercado não cobrem ortodontia, implantes e tratamentos de estética.
Esse cenário, mesmo que cause insatisfação a todos, por outro lado dá forças para uma brecha muito valiosa no mercado dos investidores. Se o SUS não suporta toda a demanda e não oferece todos os tratamentos necessários, investir em uma clínica com ampla oferta de crédito para viabilização de tratamentos e com grande demanda é uma grande sacada.
O brasileiro investe muito em beleza e cuidados pessoais
De uma nova perspectiva, a odontologia – além de tratar da saúde, também trata a autoestima dos pacientes. Nesse ponto, pode-se considerar suprir a falta de um dente, a correção de dentes tortos, conquistar o sorriso perfeito, clareamento dentário e procedimentos estéticos como aplicação de toxina botulínica e preenchimento com ácido hialurônico.
Segundo a Euromonitor International – provedora de pesquisa de mercado – o Brasil é o quarto país que mais investe em beleza e cuidados pessoais, ficando atrás apenas de Estados Unidos, China e Japão.
Além disso, os dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) mostram que o país alcançou mais de 960 mil procedimentos cosméticos não cirúrgicos em 2018, o que colocou o Brasil como número 1 entre os países que mais realizam procedimentos estéticos no mundo todo.
Entre esses procedimentos estéticos estão a aplicação de toxina botulínica, preenchimento com ácido hialurônico para lábios, olheiras, o famoso bigode chinês, rinomodelação e contorno facial. O que antes era restrito aos dermatologistas e cirurgiões plásticos, todos esses procedimentos podem ser realizados por um dentista, que tem autorização para a prática de harmonização facial garantida pelo CFO por meio das resoluções 176/2016 e 198/2019.
Agora, com uma visão geral do tema, unimos:
• Profissionais de odontologia em quantidade com excelente formação
• Mercado carente de atendimento odontológico acessível
• População que mais investe em beleza e estética do mundo
Esses três pontos reforçam a grande oportunidade que o setor de odontologia guarda para quem quiser investir em um mercado aquecido, promissor e realmente rentável.
Porquê investir em odontologia
Se você não tem formação em odontologia, esse post continua sendo para você. Não é necessário ser dentista para investir em um dos mercados mais promissores dos últimos anos.
Antes de descobrir qual a melhor opção para garantir que o seu empreendimento na odontologia seja seguro e rentável, saiba que a clínica individual está fora de cogitação. No Brasil existem em torno de 50 mil consultórios nesse modelo, mas são ineficientes por terem donos sem formação em gestão, marketing e vendas. Além de também terem dificuldades em oferecer toda a gama de tratamentos odontológicos existentes.
E como é possível enxergar uma oportunidade de investimento em clínica odontológica se elas acabam sendo tão limitadas nos pontos citados acima?
A resposta é curta e direta: franquia odontológica.
O setor de franquias no Brasil
O mercado de franquias é bastante sólido no Brasil e tem ganhado muito espaço mesmo em tempos de crise. Além de ter uma taxa de mortalidade 10x menor do que a de um negócio próprio e ser amparado pela Lei das Franquias, a Associação Brasileira de Franchising prevê um crescimento do setor de 8% em faturamento, 5% em unidades, 2% em novas redes e 5% no número de empregos diretos gerados.
Por ser um modelo de negócio já testado e validado pela franqueadora e pelas suas unidades, a escolha de iniciar um negócio próprio com uma franquia é mais segura e previsível do que contar com os próprios conhecimentos para criar uma nova marca para disputar território com outras já consagradas.
Caso você tenha dúvidas se abrir uma franquia é para você, temos um post específico para tratar desse assunto.
Os dados do franchising são chamativos e são mais do que suficientes para comprovar a eficácia do setor, mas ainda existem muitas pessoas que acreditam nos mitos disseminados pela internet. Fuja deles e descubra quais são os principais nesse post aqui.
O segmento de franquias odontológicas
Comprovadamente seguro e com previsões positivas para o futuro, o setor de franquias é uma realidade para muitos investidores que buscam aumentar seus ganhos, construir patrimônio, diversificar o portfólio de investimentos e também para empreendedores de primeira viagem, que buscam um negócio próprio rentável e que prospere ao longo dos anos.
E quando olhamos para o setor de odontologia, os olhos brilham. Os dados desse segmento impressionam e comprovam porque ele é uma grande oportunidade de investimento.
Ela está dentro do segmento de Saúde, Estética e Bem-Estar que foi o que mais cresceu em 2021, demonstrando resiliência e resistência à crise.
E mais dados: segundo a ABF, mesmo em meio a crise da pandemia, o setor cresceu 21,7% no segundo trimestre em relação ao mesmo período de 2020. Outro dado expressivo é o faturamento anual do setor, que circula entre os 35,2 bilhões de reais.
Ao unir o cuidado com a saúde bucal, o bem-estar e a estética, cria-se o setor perfeito para investir. Profissionais capacitados, população carente de serviços odontológicos de qualidade e acessíveis em um país que tem dado cada vez mais importância para a estética. Enfim, a odontologia.
Como investir numa franquia odontológica
E se você chegou até aqui é porque foi convencido de que investir em odontologia no Brasil é um bom negócio, mas ainda não encontrou o caminho das pedras.
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